LATITUDE FESTIVAIS

A Banda Latitude Festivais consagrou-se como banda de apoio de vários festivais do país após vários anos de muito trabalho, competência e versatilidade.

É formada por músicos altamente qualificados, que tem, além da formação individual em diversas escolas e conservatórios, a maior bagagem que um músico deve ter: experiência.

 

Desde 1997 essa equipe tem trabalhado no ramo dos festivais, como banda de apoio para acompanhar os compositores que se inscrevem. As dificuldades de acompanhar os concorrentes e até mesmo de fazer arranjos em composições inscritas foram superadas com o respeito e confiança que demonstraram e receberam no decorrer das edições. O profissionalismo alcançado nos palcos dos festivais é responsável pela agilidade nas passagens de som e na troca dos artistas nas apresentações, num clima descontraído e deixando os intérpretes confiantes para se apresentarem.

Além da equipe de músicos já formada, existe também uma equipe de apoio que conta com técnico de som especializado no ramo, apresentador com vasto conhecimento da história da MPB e dos festivais do Brasil, assessor de imprensa e coordenação capacitada para elaborar um festival, desde o edital, triagem das composições e shows de abertura e encerramento.

Atualmente é responsável pelo apoio dos festivais: Fampop (Avaré/SP) – fases regional e nacional, Festival de MPB de Ilha Solteira/SP.

 

Integrantes

 

JOSÉ EDUARDO JAVARO (Du Javaro)

Arranjador, Diretor da Banda Latitude Festivais.

 

Responsável pela direção da banda, Du Javaro iniciou seus estudos de música com professores particulares. No Conservatório Dramático Musical Carlos Campos de Tatuí cursou piano Erudito com a prof. Zoraide Mazzulli Nunes, Piano Popular com o prof. Claudio Borici (Federal), Teclado com professor Cláudio Cruz e Harmonia com Alexandre Bauab. Fundou em Avaré a escola de Música CEMA, referência regional na formação musical e a banda Latitude, onde atuou por mais de 20 anos como produtor musical e tecladista. Acompanhou músicos renomados como Elba Ramalho,Chico César, Daniel e Hugo e Tiago com quem participou de edições do Programa do Jô, Big Brother Brasil e FAMA além de apresentações em todo o Brasil e em Luanda, África. É produtor musical dos artistas Tenores do Brasil, onde atuou também como arranjador nas apresentações no Programa Raul Gil e do cantor sertanejo Lucas Ferreira que teve sua primeira participação na Festa de Barretos em 2013 e tem se apresentado em diversos programas e emissoras de TV.

No cenário dos festivais de música, é coordenador, arranjador e produtor musical da banda de apoio da Fampop – Feira Avareense de Música Popular – há 12 anos, onde também atuou como integrante da Comissão Organizadora e Comissão de Triagem; é coordenador, arranjador e produtor musical da banda de apoio do Festival de MPB de Ilha Solteira/SP há 10 anos, do Festival de MPB de Pereira Barreto/SP há 2 anos; foi integrante da orquestra de apoio do Festival de MPB de São José do Rio Pardo/SP (atualmente “Viola de Todos os Cantos”), sob a direção do Maestro Agenor, por 2 anos; desde 2010 é diretor da banda do Festival do SESC Jacarezinho (PR); foi jurado em várias edições do festival de música de Caconde/SP; acompanhou intérpretes nos festivais de Alegre/ES, Botucanto – Botucatu/SP entre outros.

 

 

WATCHO PARIZZE

Bateria

 

Músico formado em Bateria e Percussão erudita e popular pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, Iniciou os estudos de bateria em Avaré na escola de Música CEMA (Centro de Ensino Musical de Avaré), e a partir daí começou a participar de bandas e festivais de música na cidade de Avaré e outras do interior paulista.

Em 1994, fez a primeira participação na FAMPOP (Feira Avareense de Música Popular) e em 1995, como baterista da Banda Princípio, obteve a 2ª colocação nesse festival e a 3ª colocação no Festival de MPB de Ilha Solteira com a música “ENCANTO”.

Em 1997, participou como integrante da Banda Latitude que, naquele ano, fez a primeira participação como Banda de Apoio do Festival de MPB de Ilha Solteira. De 1997 a 1999, participou como integrante da Banda de Apoio da FAMPOP, voltando a fazer parte do grupo em 2004 onde participa até os dias de hoje. Em 2000, como integrante do Grupo Quatro Cantos, foi vencedor da FAMPOP, com a música “Verte-se”. Desde 2009 também atua como baterista da Banda de Apoio do Festival de Música Popular de Pereira Barreto.

Já fez shows com: Tavinho Lima, Dimi Zumquê, Clã-Destinos, Paulo Momarco, Os Gêmeos, Evandro e Danilo, Luiz Guilherme e Daniel, entre outros.

 

MAURÍCIO BRUNO DAMIÃO

Baixo

 

Maurício Bruno Damião começou a participar de bandas amadoras (de garagem) e festivais desde sua adolescência. Cursou baixo MPB/JAZZ no conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Em 89 participou pela primeira vez de uma eliminatória avareense da Fampop e daí em diante esteve presente no palco do festival em todas as edições até o momento. Inicialmente acompanhou artistas de destaque com resultados expressivos e desde 2005 atua como músico da banda de apoio do festival. Já participou de bandas diversas, desde banda de baile, rock, alternativo e MPB.

 

 

GEANDRÉ DE FREITAS

Percussão

 

Dono de um feeling inquestionável, carrega uma potencialidade musical repleta de energia e alto astral. Acentua com sua percussão a proposta musical com muita competência e legitimidade. Estuda profundamente a base rítmica dos arranjos e, a cada apresentação, faz das músicas uma grande festa.

Aos 15 anos de idade, começou a jogar capoeira e a conhecer outros instrumentos de percussão como o berimbau, atabaque, agogô, pandeiro de couro, entre outros. Por muito tempo, usou instrumentos de fabricação própria como berimbau, caxixis, agogô de côco, "blocks" de madeira e outros.

Estudou técnicas das congas e do bongô com o mestre Formiga (in memóriam) por dois anos. No Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos" de Tatuí/SP estudou por três anos com mestre Betinho Sodré.

Tem em seu curriculum o fato de fazer parte da banda "4 Cantos", única banda avareense a vencer a FAMPOP - Feira Avareense de Música Popular, em 2000.

Em 2001, passou a fazer parte da banda de apoio dos festivais de MPB de Avaré (FAMPOP) e de Ilha Solteira onde teve a oportunidade de tocar com nomes consagrados da MPB como: Ivânia Catarina e Carlos Gomes, Zé Alexandre , Bilora, Zébeto Corrêa, Dimi Zumquê, Lula Barbosa, Edu Santana, Ruth Glória, Tavinho Limma, Paulo Monarco, Alexandre Missel, Mongol, Grupo Tarumã entre outros. Também nos festivais, fez freelance com Elba Ramalho.

Em 2004, entrou para banda da dupla sertaneja "Hugo e Tiago", permanecendo com a banda até Julho de 2007.

Atualmente, Geandré é músico da banda de apoio dos seguintes festivais de MPB: FAMPOP (Avaré), Ilha Solteira e Pereira Barreto, além de ser percussionista da banda FAMA, especializada em carnaval, reveillon, formaturas, casamentos, etc.

 

VITOR NAVAS (Vitinho)

Guitarra

 

Músico guitarrista, formado pelo "Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos" de Tatuí/SP, com pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade Cantareira.

Atua como professor de música em diversas escolas do interior paulista e já dividiu o palco com importantes nomes do cenário instrumental como: Michel Leme, Rodrigo Brás, Paulo Almeida , André Grella, Rodrigo Pinheiro, Hélio Ferreira, Thiago Rato, Raphael Ferreira, Samuel Ramos, Everton Barba, Diego Garbin entre outros.

Criador (ao lado de mais três músicos) da “Quinta Instrumental”, evento que a partir de 2007 colaborou para a difusão da música instrumental na região contando com nomes como André Marques quarteto, Mente Clara, Michel Leme, Tiago do Espírito Santo, Vintena Brasileira, Garimpo, Trio Jabour, Paulo Almeida quinteto, Amanajé, Fábio Leal trio, entre outros.

Participa como integrante da banda de apoio do Festival de MPB de Pereira Barreto e Botucanto, sendo que neste último ganhou prêmio de Melhor Instrumentista em sua Segunda Edição.

 

HÉLIO FERREIRA DA SILVA

Baixo

 

Músico formado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos" de Tatuí/SP, nos cursos de MPB/JAZZ. Atua como professor de baixo, violão, guitarra e cavaquinho. Já acompanhou diversos artistas entre eles: Claudio Borici (Federal), César Roversi, Everton (Barba), Vitor Navas, Ana Malta, Arlindo Lima, Alessandro Malaquias, Rafael Abdalla, Cássio Ander, Joab Augusto, Samuel Ramos, Rodrigo Pinheiros e outros. Participa também do “Octeto do Maestro Rodrigo Pinheiro”, além de atuar como músico freelancer. Como músico da banda de apoio, participa dos Festivais de Pereira Barreto e Ilha Solteira.

 

 

ANDRÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA

Guitarra

 

Músico formado na Berklee College of Music, como Bacharel em Música em1998.

Em seu currículo constam os seguintes prêmios: Robert Johnson Award (Berklee College Of Music); Guitar Department Achievement Award (Berklee College Of Music); melhor instrumentista (Festival Botucanto 2005 e 2009)

Ministra aulas particulares e se apresenta com bandas de variados estilos musicais desde 1989.

Participou do Festival Internacional de Blues no SESC Bauru em 2006, no Festival de Inverno de Botucatu em 2004 e 2006. Atuou como guitarrista/violonista da Banda de Apoio da FAMPOP e Ilha Solteira (Banda Latitude Festivais) nos anos de 2008 e 2009.

FOTOS

DU JAVARO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Rua Santos Dumont, 2462  -  Pq. Resid. Brabância I  -  CEP 18.703-000 - Avaré/SP

E-mail: dujavaroproducoes@gmail.com  |  Tel.: (14) 3732-2511 / 9 9621-6779

Site desenvolvido por